Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Situação
  • Colaboração - cidade de origem
  • Publicações científicas
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
4 resultado(s)
1
Resumo

Tendo em vista o crescimento da produção de petróleo em nosso país nos próximos anos e que problemas de corrosão são freqüentes neste tipo de indústria, este projeto busca aprofundar o conhecimento acerca dos processos corrosivos de oleodutos causados pelo petróleo. No estudo da corrosão interna de oleodutos, a comunidade científica tem se voltado principalmente em investigar o efeito da presença da fase aquosa decantada em tanques e dutos, no entanto, é muito importante levar em consideração o efeito sinérgico de todas as espécies corrosivas presentes no petróleo. Dentre essas espécies, o presente projeto propõe estudar o efeito das três principais: água do mar, ácidos naftênicos e sulfetos sobre a corrosão. Neste sentido, utilizando técnicas de planejamento experimental e quimiométricas, serão estudados a corrosão do aço da categoria API 5L X utilizando a microscopia óptica in situ acoplada com a técnica de ruído eletroquímico, bem como a microscopia de força atômica in situ, espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier in-situ acoplada com técnicas eletroquímicas, e medidas de espectroscopia de impedância eletroquímica. Desta forma, será possível qualificar e quantificar o tipo de corrosão de acordo com a composição do petróleo.

Resumo

Este projeto se propõe a estudar e constatar variações de pH interfacial, durante a corrosão puntiforme do aço AISI 1040, por meio de aquisição temporal de imagens, com microscópio óptico, e através do emprego de um eletrodo rotatório de disco anel. Para este último será desenvolvido um eletrodo de pH rotatório onde o material metálico em estudo, será o constituinte do disco do eletrodo rotatório, sendo o anel deste eletrodo de IrO2, um material sensível a variações de pH. Polarizando o disco no potencial de pite, Epite, a variação de pH gerada durante a corrosão puntiforme do metal será monitorada e quantificada no anel. Além disto, a investigação da corrosão do aço será realizada por meio de medidas de potencial de circuito aberto, Eca, e curvas de polarização, CP, a fim de ser determinar o Epite para a condição experimental estuda. Estas técnicas serão utilizadas para o estudo da corrosão em solução aquosa contendo carbonatos e íons cloreto. Será ainda estudado o efeito da concentração de íons cloreto, nas variações de pH interfacial, o efeito de indicadores de pH na solução e de filtros para tornar melhor a visualização do pite durante o monitoramento in situ. Finalmente, através da aquisição temporal de imagens in situ será estudado a iniciação do pite, evolução e passivação, através da mudança de coloração da solução ao redor do pite, e através dos dados de pH interfacial obtidos com o eletrodo rotatório.

Resumo

o evento contará com palestras convidadas,sessões coordenadas com apresentações orais de 20 minutos todos os dias do evento e três sessões de posteress. Palestras convidadasPhilippe Marcus- University Pierre and Marie CurieSannakaisa Virtaen - University of Earlangen Patrik Schumuki - University of EarlangenMario G. Ferreira- University AveiroVincent Vignal- University of BourgogneKemal Nisancioglu - NSTUapresentações orais e posters no temasSessions1) Growth and Characterization of Passive Films 2) Modeling and Simulation3) Passivity of Semiconductors4) Electronic properties of Passive Films5) Porous Anodic Oxides: (Nano)structure and Applications6) Passivity Issues in Biological Systems 7) Passivity Breakdown and Localized Corrosion8) Passivity Issues in Stress Corrosion Cracking and Tribocorrosion 9) Surface Modifications for Coating Improvement 10) Passivity in Bio-Fuels and Petrochemical Environment 11) Passivity Issues in Power Plants 12) High Temperature Oxide Formation and Descaling in Fabrication Processes 13) Passivation Treatments 14) Passivity Issues in the Chemical and Food Industry (AU)

Resumo

A aplicação de filmes eletrodepositados em sistemas tecnologicamente cada vez mais avançados leva a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre alguns sistemas que já são comercialmente conhecidos como o de Sn-Zn. Estes estudos devem ser direcionados para as diferentes etapas do processo de eletrodeposição como a compreensão do processo de nucleação, a cinética de crescimento e cristalização bem como um levantamento de suas propriedades físicas, tais como: morfologia, estrutura, cristalinidade e química, como composição, resistência a corrosão, propriedades eletrocatalíticas, etc.. Com o objetivo de entender os processos de eletrodeposição de metais e ligas venho estudando diversos sistemas tais como mencionado anteriormente. Com a orientação de diversos alunos em mestrado e iniciação científica e hoje também em doutorado pude constituir um grupo que tem conseguido resultados bastante interessantes e que levam a uma contestação dos resultados da literatura como no caso das ligas de Fe-Mo e Ni-Mo que pudemos demonstrar por XPS que os depósitos formados nem sempre estão na forma metálica, mas que em algumas condições se tem um compósito que é uma matriz de óxido com uma pequena quantidade de liga. Nos diversos sistemas por nós analisados vemos que ainda há muito para se investigar de modo a entender os fenômenos que ocorrem durante a descarga dos íons sobre a superfície e como isto influência nas propriedades do filme formado. Um dos aspectos que nos interessa é um estudo da influência dos parâmetros como composição do banho, pH e densidade de corrente na composição e morfologia dos depósitos. Neste contexto escolhemos para ser estudado neste projeto os sistemas de Co-Mo, Fe-Ni-Mo e Fe-Ni-W pelos resultados anteriores já obtidos com os sistemas binários de Mo. O outro sistema escolhido a ser avaliado é o da liga Sn-Zn, por se tratar de um sistema em que os metais têm potenciais de deposição distintos o que permite o uso da técnica de dissolução anódica para análise dos depósitos. Neste contexto estas ligas serão avaliadas quanto a cinética de seu processo de deposição e nucleação e crescimento por técnicas eletroquímicas e quanto sua composição e morfologia por técnicas como XPS, EDX, MEV, AFM e DRX. As propriedades dos depósitos quanto a sua resistência a corrosão de ligas de Sn-Zn e atividade catalítica para a reação desprendimento de hidrogênio para as ligas de Mo também serão estudadas. (AU)

|
4 resultado(s)
1
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção